De acordo com um estudo realizado pela revista científica Nature Communications em dezembro de 2022, as pessoas com idades de 33 a 53 anos tendem a ter a pior qualidade de sono atual, a grande maioria reclamando de insônia. O estudo envolveu 730.187 participantes em 63 países.
Os problemas de sono podem afetar até 80% dos pacientes com algum transtorno psicológico. A insônia tende a ser mais comum em pacientes com depressão, ansiedade e transtorno bipolar.
Uma série de fatores influenciam na má qualidade do sono, muitas vezes tem questões emocionais por trás disso, nesses casos para entender o estopim a terapia é importante e com isso melhorar a qualidade de sono e a qualidade de vida.
Algumas dicas para melhorar a qualidade de sono
Evitar a exposição a luzes fortes no período noturno: Isso inclui não utilizar aparelhos eletrônicos como celular e tablet na cama. Pensando na higiene do sono, é preferível parar de utilizar aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir, isso pode amenizar a insônia.
Não ingerir bebidas alcoólicas e energéticas a noite: Isso dificulta o sono, especialmente café, energético e também cervejas em excesso.
Meditar e/ou fazer atividades físicas durante o dia
Adotar horários regulares de sono: Criar um rotina fixa para dormir.
Após se deitar, evitar ficar pensando em problemas e situações que precisa resolver.